Mural de Recados

Matérias



Quem dança seus males espanta! Assim diz o ditado popular! E hoje vocês têm motivos de sobra para dançar.
Dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), formulador das bases cênicas da dança no século dezoito e autor das “Cartas sobre Dança e os ballets”, livro fundamental até hoje para estudar a teoria e a prática da Dança.
 Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da mesma entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
  Enfim, manifestando em crianças e conseqüentemente nos adultos, a vontade e importância dessa bela arte na vida do ser humano.
  Quando você dança, libera a endorfina, o hormônio do prazer e da felicidade. É muito mais fácil alcançar os objetivos quando você faz alguma coisa com prazer.
  Então, está esperando o que? Comece a dançar já!
  A equipe do Blog Dança Paraíba conta com você para levar a arte da Dança ao alcance de todos.


Fontes:





A Dança, Sua Origem e Evolução

Não há certeza de quando, onde, nem porque a dança surgiu, no entanto os estudos da pré-história indicam que os homens primitivos utilizavam-se da dança nas conquistas amorosas, e para invocar forças superiores ou espíritos para obterem êxito nas expedições guerreiras ou de caça. Com isso podemos afirmar que a dança surgiu como forma de expressão do homem através da linguagem gestual como meio de comunicação.
Com a evolução da humanidade, o homem passou do seu estado primitivo para viver numa sociedade organizada, ocorrendo assim a evolução da dança, que deixa de ser uma simples forma de expressão e comunicação para ser arte, considerada por Sócrates como uma atividade que formava o cidadão por completo.
No antigo Egito, se realizava danças astro teológicas em homenagem ao deus Osíris.
Na Grécia clássica a dança era vinculada aos jogos. Para os homens gregos era primordial o sábio equilíbrio de músculos e articulações, respiração e circulação, no qual jogo e dança se conjugam.
Em Roma, a dança que tinha sua forma de expressão mais forte nos ritos religiosos, caiu em degradação quando se transformou nas danças orgiásticas, chamada de bacanais. Com o surgimento do cristianismo a dança, bem como o teatro foram condenados.
É a partir do Renascimento Cultural dos séculos XV/XVI que a dança se fortalece nos cenários cortesãos e palacianos. A partir do século XVI iniciou-se a elaboração de tratados sobre a arte da dança. O ideal estético da época estendeu-se por toda Europa, onde cada corte européia criou suas formas peculiares de dança. Nesta época a dança começou a ter um sentido social, isto é, agora era dançada em festas pela nobreza.
A partir daí iniciou-se uma nova era para a dança, surgindo assim diversos tipos tais como: popular ou folclórica, clássica, moderna, contemporânea, social ou de salão, esportiva, entre outras.